Banner da apresentação do dia 30/10/2020

Ficarmos juntos para sustentar o mundo ou separados para acabar com ele. Teoria etnográfica Rarámuri (México) para vincular-se com diferentes mundos e algumas consequências.

Alejandro Fujigaki
Pós-doutorado no Instituto de Investigaciones Sociales,
Universidad Nacional Autónoma de México, México

No contexto das discussões sobre o impacto degenerativo dos humanos e/ou o modo de existência de alguns deles no planeta, o que podemos aprender sobre isso com populações minoritárias como os Rarámuri do norte do México? Vamos ver como as premissas e as implicações da mudança climática e do Antropoceno estão presentes, de maneira prévia e paralela, na teoria-prática rarámuri, especificamente através do conceito de caminar-caminos e ações nativas dedicadas a “cuidar do meio ambiente” e “segurar o mundo”. Mas, também, ao mesmo tempo, conheceremos como eles mesmos problematizam suas ações já que sabem que podem colaborar na destruição dos mundos que habitam.

Categorias: Ateliê Caroá Caroá México

URL relacionada: https://forms.gle/uAmSWPmU1vFznGrN9