cartaz

Conferência PPGAS/CAROÁ - Abordagem metodológica sobre a destruição das condições mínimas de vida e da vida. O caso do Cucapah e o Vale de Mexicali, México (1900-1954).

Convidamos para a  palestra de Isabel Martínez, nessa sexta 27 de maio de 2022 - evento organizado pelo PPGAS e pelo Caroá.

Profª. Dra. Isabel Martínez Ramirez
Instituto de Investigaciones Históricas - Universidad Nacional Autónoma de México

Em 1948, a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, aprovada pela Assembleia Geral da ONU, declarou que por genocídio se entende, entre outros cinco atos, "a sujeição intencional do grupo a condições de existência que provoquem sua destruição física total ou parcial”. O objetivo desta conferência é explorar em que medida a destruição ambiental comandada por projetos econômicos progressistas de natureza nacionalista é um contexto adequado para problematizar a caracterização desse ato, particularmente a ideia de submissão a certas condições de existência e destruição. Vamo-nos perguntar at que ponto a destruição das condições mínimas de vida para o povo Cucapah que reside no atual Vale do Mexicali no México, comandada pela construção da fronteira entre o México e os Estados Unidos, bem como pela disputa pela água do rio Colorado nessa região desértica, levaria ou não à submissão desse povo ameríndio a condições de existência que provocaram sua destruição. Para tanto, utilizaremos como eixo analítico uma metodologia em construção que consiste em sobrepor diferentes camadas de informações, tais como: demográficas, geográficas, linguísticas, políticas de uso do cadáver, entre outras.