Primeira Temporada

TEMPORADA SOCIALIZANDO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

EPISÓDIO 1: OS RISCOS E PERIGOS DA TECNOLOGIA

Este episódio tem como objetivo o questionamento dos padrões culturais existentes, buscando sempre tornar evidente a existência de um Indústria Cultural aliada a um sistema político que permite a elegibilidade de certos comportamentos como legítimos em detrimento de outros tratados como marginais, assim como estimula o consumo exarcebado. A dinâmica do episódio é de abordagem do tema de forma dialogada e utilizando diversos exemplos da atualidade - permitindo, assim, a compreensão dos conceitos sociológicos de forma aplicada. E aí, bora socializar?!

Apresentação: Emanuelle, Camila,  Laurene e Ana Clara

Produção e gravação: Emanuelle, Camila, Laurene e Ana Clara

Transcrição, montagem e edição: Emanuelle e Camila

EPISÓDIO 2: AS POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA

Este episódio tem como objetivo problematizar as potencialidades que a tecnologia tem a nos oferecer a partir de situações atuais - como o ensino que estamos presenciando em tempo de isolamento social; a visibilidade que determinados grupos minoritários conquistaram por meio das redes sociais; o acesso à informação de maneira rápida e satisfatória, dentre outros - sempre analisando-as através de uma ótica sociológica. O conteúdo se apresenta de modo dialogogado e dinâmico, buscando a aplicação dos conceitos sociológicos. E aí, bora socializar?!

Apresentação: Emanuelle, Camila,  Laurene e Ana Clara

Produção e gravação: Emanuelle, Camila, Laurene e Ana Clara

Transcrição, montagem e edição: Emanuelle e Camila

EPISÓDIO 3: CONSUMO E MEIO AMBIENTE

O episódio busca contextualizar o Capitalismo e a Revoluçãp Industrial para estabelecer uma relação entre consumo e meio ambiente, mencionando os reflexos sentidos pelos indivíduos na Sociedade Contemporânea. Os impactos gerados pelo marketing digital e como influencia na relação de consumo e consequentemente, nos impactos sofridos pelo meio ambiente para oferecer matéria prima e atender a demanda do consumo humano. E aí, bora socializar?!

Expediente do episódio:

Apresentação: Luana, Douglas, Pedro Luan, Filipe, Hannah, Júlia, Letícia Freitas

Produção e gravação: Luana, Douglas, Pedro Luan, Filipe, Hannah, Júlia, Letícia Freitas

Transcrição, montagem e edição: Hannah

Tema branco

EPISÓDIO 4: O DILEMA DAS FAKENEWS: "não é porque está no computador que é verdade"

Este episódio aborda um tema muito pertinente, as Fakenews e a sua relação com a política. O assunto sobre notícias falsas - as famosas Fakenews - vem sendo debatido nos últimos tempos. Sabe-se que durante as eleições americanas de 2016 e a brasileira de 2018 houveram diversos disparos de notícias falsas envolvendo candidatos durante as eleições. Para falarmos sobre esse assunto estamos com um convidado especial, o Me. Jones José da Silva Júnior, graduado em Engenharia da Computação e Mestre em Ciência da computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). E aí, bora socializar?!

Apresentação, produção e gravação: Fernando, Jullyana, Júlia, Yanne e Ian

Montagem e edição: Fernando, Jullyana, Júlia, Yanne e Ian

Entrevistado: Jones José da Silva Júnior (UFG)

Música: Sunny  Travel (autoria Nico Staf - sem direitos autorais)

EPISÓDIO 5: MOBILIDADE URBANA E ACESSO À CIDADE

É possível deslocar-se precariamente pela cidade e ainda assim conseguir acessar o que ela tem a nos oferecer? Nesse episódio, os estudantes Ícaro Luã e Marcus, juntamente com a professora Maria Ester, irão debater as nuances que envolvem o assunto, pensando as possibilidades para a mobilidade urbana e o acesso à cidade. E aí, bora socializar?!

Apresentação, produção e gravação: Ícaro Luã e Marcos Vinícius

Transcrição, montagem e edição: Ícaro Luã

Entrevistada: Maria Ester

EPISÓDIO 6: DEIXAR A BOIADA PASSAR

Este episódio tem o objetivo de analisar os problemas ambientais sobre a perspectiva da racionalização, colonização e modernidade. Os problemas ambientais no Brasil estão relacionados com a falta de legislação? Há algo que impeça a boiada de passar? E aí, bora socializar?!

Entrevistadores: Thiago e Heitor

Montagem e edição: Rubens e Pablo

Entrevistado: Elder Dias

EPISÓDIO 7: FALANDO DE MARGINALIZAÇÃO, CRIMINALIDADE E SISTEMA PENITENCIÁRIO

E para fechar com chave de ouro essa temporada, neste episódio falaremos um pouco das desigualdades e da violência, dois temas que permeiam nossa temática, na tentativa de que através da análise sociológica e antropológica possamos pensar um pouco além das perspectivas de nosso tema.

Expediente do episódio:

Apresentação, produção e gravação: João Claudyo, Tatiane, Maria Eduarda, Pedro Antônio e Graziele

Transcrição, montagem e edição: João Claudyo, Tatiane, Maria Eduarda, Pedro Antônio e Graziele

______________________________________________________________________________________________________________

Nos acompanhe nas plataformas:

tubee         anchorSpotifyInsta

Contato: socializandoufg@gmail.com