O Seminário dos núcleos Caroá, Iroko e Pindoba "Terreiros: Artesanias da existência e da etnografia" acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro
Em 03/12/2024 às 15:33
Nos dias 5 e 6 de dezembro, acontecerá o Seminário dos núcleos Caroá, Iroko e Pindoba intitulado "Terreiros: Artesanias da existência e da etnografia" no auditório da FIC. O seminário tem o objetivo de divulgar as pesquisias desenvolvidas por pesquisadoras dos núcleos e contar com contribuições coletivas para o aprimoramento de pesquisas de graduação e de pós-graduação.
Anualmente o núcelo Caroá organiza um seminário de pesquisa. Para esta edição, o seminário foi compartilhado com outros dois núcleos parceiros o núcelo Iroko e o núcleo Pindoba para promover o intercâmbio entre as pesquisas dos núcleos, ampliar o debate acadêmico e favorecer contribuições coletivas para pesquisas em andamento. As atividades envolverão pesquisadores de três programas de pós-graduação da FCS: PPGAS, PPGS e PPGPC.
O tema deste ano "Terreiros: artesanias da existência e da etnografia" busca colocar em relação horizontal os ofícios acadêmicos e os ofícios artesanais para colapsar hierarquias e conectar pesquisadoras/es ao fazer, à prática de criar com palavras e sentido, para as artes manuais e as artes da comunidação acadêmica.
A abrtura do evento será feita pelas/o coordenadoras/o dos núcleos prof. Hans Carrillo Guach (IROKO/PPGS), profa. Luciene de Oliveira Dias (Pindoba/PPGAS e PPGCP) e profa. Suzane de Alencar Vieira (CAROÁ/PPGAS).
Além das mesas redondas com pesquisadoras dos núcleos, o seminário contará com o Sarau de Etnografias como uma forma de rememorar o nome e o formato dos primeiros encontros do núcleo Caroá. O Caroá foi gestado nos Saraus de etnografias de 2019 que integrava pesquisas de discentes do PPGAS e do curso de Antropologia 1
O seminário acontecerá nos turnos matutino e vespertino no auditório da FIC, no Campus Samambaia da UFG.